top of page
Equipe_edited.jpg

tempo arquitetos

são paulo, br

tempo [S.M.] duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem.

Ao longo da história humana, muitos buscaram encontrar a definição absoluta do tempo - um limite que contornasse o caráter subjetivo de sua própria existência. Enquanto Platão o definiu filosoficamente como “a imagem móvel da eternidade imóvel”, expondo sua natureza imaterial, Einstein o caracterizou como uma simples ilusão, mas de presença ininterrupta em nossas vidas. 

 

De toda forma o tempo, em sua acepção científica - ao contrário das nossas percepções instintivas - não flui. O tempo simplesmente é. 

 


Assim como o tempo, a arquitetura lida permanentemente com seu caráter intrinsecamente subjetivo: uma grandeza relativa mas universal, simples mas complexa, perene mas em constante mutação. Parafraseando Millôr Fernandes, "Quem mata o tempo” - ou a arquitetura - “não é assassino, mas sim um suicida”.

Equipe

Guilherme Okasaki,

Mateus Silva,

Pedro de Borba,

Fernando Mauad

Miguel Mincache

Colaboraram com o escritório

Augusto Zschaber,

Bruno Zyngier,

Daniel Caires, 

Eduardo Motidome, 

Eric Dick, 

Erick Ferri,

Fernanda Theodoro,

Gabriel Tatsuya, 

Isis Kanashiro, 

Juliana Von Zuben,

Nathália Pimenta, 

Pedro Valeri,

Tiago Mitsuo,

Thomas Marcelino.

luiz sakata (esq.)

​FAU USP | Universidade do Porto

Bauru, 1995. Graduou-se Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) com o trabalho Invisíveis no Visível: Cinco Ensaios para São Paulo - selecionado entre os melhores trabalhos de conclusão de curso de 2021 pelo Archdaily Brasil -, com extensão acadêmica na Universidade do Porto (FAUP) em 2017 e 2018.

augusto longarine (dir.)

FAU USP | Politecnico di Milano 

Jundiaí, 1995. Graduou-se Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) com o trabalho Além do Lote - selecionado entre os melhores trabalhos de conclusão de curso de 2021 pelo Archdaily Brasil -, com extensão acadêmica no Politecnico di Milano em 2018 e 2019.

Em Julho de 2021 fundaram, no Centro de São Paulo, o tempo - prática de arquitetura multidisciplinar que busca a constante materialização do intangível em realidade -, com destaque ao 1º Prêmio no Concurso Nacional Iconicidades Santa Maria, 1º Prêmio no Concurso Internacional Reinventing Cities São Paulo para o novo Boulevard Prestes Maia e 1º Prêmio no Concurso Nacional para Requalificação e Expansão do Refúgio Biológio Bela Vista do Complexo Itaipu, em Foz do Iguaçu-PR.

 

No âmbito acadêmico, desde 2017 acumularam juntos projetos premiados nacional e internacionalmente, com destaque ao projeto São Paulo: Redefining High Density, Inner-City Affordable Housing, colaboração entre a FAU USP e o MIT (Massachussets Institute of Technology-USA), 1º Prêmio no 13º Concurso Nacional CBCA 2020, 1º Prêmio no Concurso Latinoamericano de Arquitectura en Acero e Menção Honrosa - dentre 288 propostas - no Concurso Internacional The Library of SONGDO International City, Coréia do Sul.

DSCF2548_Editada_edited.jpg
bottom of page